DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CONCLUÍDA
SILVA, R.P.S.
Entre questões ambientais e educacionais a ambientalização do currículo na
região do Alto Capibaribe, Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino
das Ciências). 268f. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Bárbara Tatiana Vilela Cruz. Ambientalização curricular do Curso de
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas: análises, diálogos e perspectivas.
Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade
Federal Rural de Pernambuco.
Arlete Reges Germanio. Educação ambiental e formação continuada. Início:
2012. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal
Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior.
Everaldo Farias. O contexto da prática em educação ambiental: uma
abordagem epistemológica e metodológica do currículo na escola. Início: 2013.
Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de
Pernambuco.
Raquel Eufrázio de Santana. Educação CTSA com enfoque uma bacia
hidrográfica. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Thiago do Nascimento Silva. A ambientalização curricular dos cursos de
Licenciatura em Química em uma IES de Pernambuco. Início: 2014. Dissertação
(Mestrado profissional em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de
Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
(Orientador).
DISSERTAÇÃO
DE MESTRADO EM ANDAMENTO
Thais Karoline Ferreira da Silva. Questões sociocientíficas na formação
inicial de professores de ciências. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em
Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Mariana Araújo Porto. Ensino de Ciências e Conhecimentos populares na
Ilha de Deus. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior.
Júlio César Rufino de Freitas. Discursos educativos sobre sexualidades
no ensino de ciências. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino das
Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Maria Danyelle Amaral dos Anjos. Percepção ambiental da COM-VIDA de uma
comunidade escolar. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências)
- Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior.
Wagner José de Aguiar. O papel
dos conselhos gestores municipais na implementação de políticas e práticas
ambientais: o caso do alto trecho da bacia hidrográfica do rio Capibaribe,
Pernambuco – Brasil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e
Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Maria Tatiana Marques
Davino. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS
ENCONTROS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA). 2016. Trabalho de Conclusão
de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.
Fabiola Rodrigues dos
Santos. Lagoa do Araçá: Unidade ou Parque? um estudo de caso sobre a formação
da unidade de conservação Lagoa do Araçá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal
Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.
Anderson Antonio da
Silva. ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O CORPO HUMANO EM AULAS DE BIOLOGIA. 2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências
Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata
Priscila da Silva.
Kédma Maria Tereza Lopes
da Silva. Concepções e práticas de professores de ciências de escolas do Recife
sobre o tema Manguezal.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de
Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.
Rogério Lúcio Balbino. Práticas
de Educação Ambiental dentro da Unidade de Conservação do Refúgio de Vida
Silvestres Mata do Sistema Gurjaú e sua relação com as escolas. 2015. Trabalho
de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas)
- Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da
Silva.
Manoel Sérgio de Oliveira Neto. Produção de materiais didáticos de
educação ambiental: uma análise dos desafios na perspectiva docente. 2015.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências
Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen
Roselaine de Oliveira Farias.
Joelson Moreno Brito de Moura. Trilhas do conhecimento: um estudo da
educação ambiental no Jardim Botânico do Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de
Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade
Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Thais Karoline Ferreira da Silva. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS:
REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal
Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Thiago Valesko Matias. A escola ambiental Águas do Capibaribe: trajetos
da Educação Ambiental pelas paisagens estuarinas do Recife-PE. 2015. Trabalho
de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas)
- Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de
Oliveira Farias.
Jaqueline da Silva Melo. O papel do Estágio Supervisionado na formação
acadêmica: Narrativas de uma estagiária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Deisiane Chagas de Albuquerque. A bacia hidrográfica como tema gerador
de aprendizagens em educação ambiental na perspectiva de professores em
formação inicial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências
Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen
Roselaine de Oliveira Farias.
Cleopatra Maria do Ó. Água e areia: investigando a natureza do conflito
na perspectiva dos proprietários rurais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Wagner José de Aguiar. Concepções e práticas de avaliação na educação
ambiental escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências
Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen
Roselaine de Oliveira Farias.
Tassia dos Santos Durans. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
DE CRIANÇAS DE BRASÍLIA TEIMOSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso.
(Graduação em Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade
Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Darciele Cabral. SIGNIFICADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO
DE RESSOCIALIZAÇÃO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE. 2012. Trabalho de Conclusão
de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de
Oliveira Farias.
MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Raquel Eufrázio de
Santana. A bacia hidrográfica do Rio Capibaribe: potencialidades para a
educação científica e ambiental. 2012. Monografia. (Especialização em Ciências
Ambientais) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONCLUÍDA
Natália Barbosa Gonçalves. Concepções de ciência e tecnologia na
pesquisa brasileira em educação ambiental de 2001 a 2015. Início: 2015.
Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Sayury Karoline da Silva. Percepção ambiental de comunidades escolares
do entorno da UFRPE. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de
Pernambuco.
Karoline Thays Silva Botelho. Aprendizagens na natureza: experiências de
educação ambiental em viveiro florestal. Início: 2015. Iniciação científica
(Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal
Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de
Pernambuco.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO
Anna Carolina Faustino
Xavier da Silva. Ações de educação socioambiental na bacia do Capibaribe:
composições a partir das perspectivas de seus protagonistas. 2013. Iniciação
Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e
Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Thais Karoline Ferreira
da Silva. Ciência e cidadania: educação científica e questões socioambientais
no Semiárido pernambucano (renovação). 2013. Iniciação Científica. (Graduando
em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural
de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de
Pernambuco.
Thiago Valesko Matias. A
educação ambiental nas escolas municipais do Recife. 2012. Iniciação
Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) -
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e
Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Manoel Sérgio De Oliveira
Neto. A Educação Ambiental no contexto de produção das políticas curriculares:
análises e interpretações no Recife, PE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando
em Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal
Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de
Pernambuco.
Thais Karoline Ferreira
da Silva. Ciência e cidadania: educação científica e questões socioambientais
no Semiárido pernambucano. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de
Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Evellinne Maria Ramos da
Silva. Um ambiente WEB de apoio à pesquisa em educação ambiental (renovação).
2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à
Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de
Oliveira Farias.
Evellinne Maria Ramos da Silva. Um ambiente WEB de apoio à pesquisa em
educação ambiental. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Curso de
Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de
Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Anna Carolina Faustino Xavier da Silva. Práticas e políticas de educação
ambiental em escolas da Região Metropolitana do Recife/PE. Início: 2012.
Iniciação científica (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Ciências
Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à
Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Manoel Sérgio de Oliveira Neto. A educação ambiental no contexto de
produção das políticas curriculares: análises e interpretações no Recife, PE.
Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em
Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de
Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Um comentário:
Conto com a presença de todos para o próximo encontro do GEPES, pois apresentarei um pouco da minha pesquisa sobre ambientalização escolar do PIBIC/FACEPE,
Thiago Matias,
Licenciando em Ciências Biológicas, UFRPE,
Bolsista FACEPE/PIBIC
Integrante do GEPES/UFRPE - http://gepesufrpe.blogspot.com
http://lattes.cnpq.br/9565693734581959
Postar um comentário