Pesquisadores e Linhas de Atuação

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CONCLUÍDA
SILVA, R.P.S. Entre questões ambientais e educacionais a ambientalização do currículo na região do Alto Capibaribe, Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). 268f. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Bárbara Tatiana Vilela Cruz. Ambientalização curricular do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas: análises, diálogos e perspectivas. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Arlete Reges Germanio. Educação ambiental e formação continuada. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Everaldo Farias. O contexto da prática em educação ambiental: uma abordagem epistemológica e metodológica do currículo na escola. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Raquel Eufrázio de Santana. Educação CTSA com enfoque uma bacia hidrográfica. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Thiago do Nascimento Silva. A ambientalização curricular dos cursos de Licenciatura em Química em uma IES de Pernambuco. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ANDAMENTO
Thais Karoline Ferreira da Silva. Questões sociocientíficas na formação inicial de professores de ciências. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Mariana Araújo Porto. Ensino de Ciências e Conhecimentos populares na Ilha de Deus. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Júlio César Rufino de Freitas. Discursos educativos sobre sexualidades no ensino de ciências. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Maria Danyelle Amaral dos Anjos. Percepção ambiental da COM-VIDA de uma comunidade escolar. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Wagner José de Aguiar. O papel dos conselhos gestores municipais na implementação de políticas e práticas ambientais: o caso do alto trecho da bacia hidrográfica do rio Capibaribe, Pernambuco – Brasil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Maria Tatiana Marques Davino. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.

Fabiola Rodrigues dos Santos. Lagoa do Araçá: Unidade ou Parque? um estudo de caso sobre a formação da unidade de conservação Lagoa do Araçá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.

Anderson Antonio da Silva. ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O CORPO HUMANO EM AULAS DE BIOLOGIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.

Kédma Maria Tereza Lopes da Silva. Concepções e práticas de professores de ciências de escolas do Recife sobre o tema Manguezal.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.

Rogério Lúcio Balbino. Práticas de Educação Ambiental dentro da Unidade de Conservação do Refúgio de Vida Silvestres Mata do Sistema Gurjaú e sua relação com as escolas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Renata Priscila da Silva.

Manoel Sérgio de Oliveira Neto. Produção de materiais didáticos de educação ambiental: uma análise dos desafios na perspectiva docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Joelson Moreno Brito de Moura. Trilhas do conhecimento: um estudo da educação ambiental no Jardim Botânico do Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Thais Karoline Ferreira da Silva. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Thiago Valesko Matias. A escola ambiental Águas do Capibaribe: trajetos da Educação Ambiental pelas paisagens estuarinas do Recife-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Jaqueline da Silva Melo. O papel do Estágio Supervisionado na formação acadêmica: Narrativas de uma estagiária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Deisiane Chagas de Albuquerque. A bacia hidrográfica como tema gerador de aprendizagens em educação ambiental na perspectiva de professores em formação inicial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Cleopatra Maria do Ó. Água e areia: investigando a natureza do conflito na perspectiva dos proprietários rurais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Wagner José de Aguiar. Concepções e práticas de avaliação na educação ambiental escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Tassia dos Santos Durans. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DE CRIANÇAS DE BRASÍLIA TEIMOSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.
Darciele Cabral. SIGNIFICADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE RESSOCIALIZAÇÃO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.

MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Raquel Eufrázio de Santana. A bacia hidrográfica do Rio Capibaribe: potencialidades para a educação científica e ambiental. 2012. Monografia. (Especialização em Ciências Ambientais) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONCLUÍDA

Natália Barbosa Gonçalves. Concepções de ciência e tecnologia na pesquisa brasileira em educação ambiental de 2001 a 2015. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Sayury Karoline da Silva. Percepção ambiental de comunidades escolares do entorno da UFRPE. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Karoline Thays Silva Botelho. Aprendizagens na natureza: experiências de educação ambiental em viveiro florestal. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.


Anna Carolina Faustino Xavier da Silva. Ações de educação socioambiental na bacia do Capibaribe: composições a partir das perspectivas de seus protagonistas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Thais Karoline Ferreira da Silva. Ciência e cidadania: educação científica e questões socioambientais no Semiárido pernambucano (renovação). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Thiago Valesko Matias. A educação ambiental nas escolas municipais do Recife. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Manoel Sérgio De Oliveira Neto. A Educação Ambiental no contexto de produção das políticas curriculares: análises e interpretações no Recife, PE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Thais Karoline Ferreira da Silva. Ciência e cidadania: educação científica e questões socioambientais no Semiárido pernambucano. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.


Evellinne Maria Ramos da Silva. Um ambiente WEB de apoio à pesquisa em educação ambiental (renovação). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Carmen Roselaine de Oliveira Farias.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO

Evellinne Maria Ramos da Silva. Um ambiente WEB de apoio à pesquisa em educação ambiental. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Anna Carolina Faustino Xavier da Silva. Práticas e políticas de educação ambiental em escolas da Região Metropolitana do Recife/PE. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Manoel Sérgio de Oliveira Neto. A educação ambiental no contexto de produção das políticas curriculares: análises e interpretações no Recife, PE. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. 

Um comentário:

Thiago Matias. disse...

Conto com a presença de todos para o próximo encontro do GEPES, pois apresentarei um pouco da minha pesquisa sobre ambientalização escolar do PIBIC/FACEPE,


Thiago Matias,
Licenciando em Ciências Biológicas, UFRPE,
Bolsista FACEPE/PIBIC
Integrante do GEPES/UFRPE - http://gepesufrpe.blogspot.com
http://lattes.cnpq.br/9565693734581959